Skip to content

Fiorde News

Porto de Suape é o único do País a ganhar certificado Benchmarking Brasil

Por Imprensa - 10/07/2015 - Breaking News

RECIFE – O Projeto de Pedagogia Ambiental, elaborado e executado pelo administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, levou o porto pernambucano a ser o único do país a ganhar pelo segundo ano consecutivo o Certificado Benchmarking Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

O Benchmarking Brasil trata a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação e mostra soluções e práticas que dão certo e transformam realidades. Neste ano, a administração do Complexo alcançou a 15ª posição, ficando cinco posições acima no ranking em comparação ao ano de 2014, quando Suape ficou em 20º lugar. Das 28 empresas participantes a Itaipu Binacional foi eleita em 1º lugar.

“Nossa meta é incluir nos próximos anos outros projetos executados por Suape, a exemplo do projeto de Restauração Florestal. Além disso, participar desse encontro é muito importante, pois podemos conhecer a iniciativas exitosas e ações que colaboram para promover um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável no Complexo Industrial Portuário de Suape” pontuou o vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida.

Ao todo, 52 instituições se inscreveram para participar do concurso e passaram por uma seleção realizada por especialistas de diversos países como o próprio Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega Portugal e Inglaterra. Além de Suape, outras 27 empresas foram selecionadas com destaque na gestão socioambiental e de práticas de sustentabilidade em 2014.

No total, foram certificados 28 cases Benchmarking das organizações certificadas no ranking 2015. Outros 10 projetos e aplicativos de inovações verdes foram premiados, incluindo cinco aplicativos de controle hídrico desenvolvidos por alunos de cursos técnicos de escolas profissionalizantes e de cursos de TI das universidades. Além disso, 10 obras de arte sustentável foram expostas. O livro de gestão BenchMais3 foi oficialmente apresentado reunindo as ações certificadas.

Em 13 edições, o programa já certificou mais de 180 empresas no País, entre elas, a Itaipu Binacional, Avon, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Bayer, Gerdau, Ford, Johnson & Johnson e Siemens. De Pernambuco, apenas a Universidade Federal Rural de Pernambuco já havia recebido o prêmio em 2012 e, neste ano, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) recebeu o certificado com o case “Impressão Verde”.

PROJETO PEDAGOGIA AMBIENTAL – Case vencedor da administração de Suape, o projeto é desenvolvido desde 2010 e, ao longo de cinco anos, já formou mais de 3 mil pernambucanos e pessoas dos estados vizinhos. Nesse cenário, mais da metade dos alunos capacitados desenvolveram práticas socioambientais em comunidades, empresas, escolas e organizações não-governamentais. Os projetos abrangem a implantação da coleta seletiva, palestras de conscientização ambiental e desenvolvimento de práticas sustentáveis a partir dos conhecimentos adquiridos nas capacitações.

As capacitações são gratuitas e proporcionam ensino de qualidade com certificado, material didático, alimentação e transporte. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal, criado por Suape, e nas áreas de matas dentro do Complexo, situadas no Cabo de Santo Agostinho, que fazem parte da grade curricular da Oficina de Restauração Ecológica e dos cursos Livre de Educação Ambiental e Pedagogia Ambiental. As inscrições para participar do Projeto devem ser abertas a partir de agosto.

O BENCHMARKING BRASIL é um selo de sustentabilidade que há 13 anos certifica os detentores das melhores práticas socioambientais. É uma iniciativa independente com a participação voluntária das organizações que submetem seus modelos gerenciais para avaliação de uma comissão técnica multidisciplinar com especialistas de vários países. As práticas certificadas são publicadas no Livro BenchMais e passam a integrar um banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso. O Benchmarking Brasil é uma realização da Mais Projetos Corporativos, uma empresa de consultoria especializada em gestão e capacitação socioambiental.

Fonte: Suape

Posts Relacionados

Comentários

0 Comentário

Comentar